Nosso Contrato 

Bem vindo à psicoterapia. Seremos parceiras (os) neste processo dinâmico e transformador. Quando falamos em enquadre terapêutico, estamos falando da importância do contrato (combinado) que será feito entre psicologo e cliente ou pessoa responsável pelo cliente.

Este combinado é uma das primeiras etapas do processo terapêutico, seguido da avaliação e plano psicoterapêutico. Nosso combinado é realizado verbalmente citando pontos importantes e por escrito, sempre de forma objetiva e clara. Nele há no mínimo a delimitação: dos papéis, do lugar, do horário, honorários e da ética. 

Profissional Técnico Responsável
Raquel Santos
CRP 06/191254

Uma mulher morena com cabelos longo e liso de terno, com uma caneta na mão olhando fixamente para outra e orientando outra mulher que tambem tem o cabelo longo e liso, vestindo uma blusa de manga longa branca.

A Finalidade desse Contrato 

A formalização do contrato tem a finalidade de proteger o espaço da psicoterapia, nos seus mais diversos aspectos, tais como: direitos e deveres do cliente e do psicolog. Além de lembrar que a psicoterapia se refere a um tratamento específico, tem seu tempo de duração pode ser curto, médio ou de longo prazo. A ênfase é dada às questões emocionais e comportamentais que serão tratadas com meios psicológicos. 

Você deve ler este contrato com calma e atenção, tirar as dúvidas que surgirem em nosso atendimento, e em seguida assinar (física ou virtualmente) as duas vias se estiver de acordo, uma via ficará com você (o cliente) e outra com o terapeuta.

A estrutura geral das sessões reflete o modo como o cliente será atendido (a), e como sua psicoterapia será organizada, como o terapeuta agirá e conduzirá o processo terapêutico. Nesta estrutura há sensibilidade e flexibilidade, e um interesse genuíno nos casos atendidos. Na relação terapêutica há empatia e compromisso, e está se dá por meio de uma parceria dinâmica e construtiva com o cliente e/ou seus responsáveis.

Contrato de Prestação de Serviços em Psicologia 

1. Dos Papéis, paciente e psicologo

Papéis: ao psicólogo-terapeuta cabe à escuta técnica e reflexiva, as intervenções, as orientações e os encaminhamentos, ao cliente a tarefa de expressar suas necessidades sem medo ser julgado (o que sente, pensa e faz), falar sobre como está se sentindo no processo terapêutico, tirar dúvidas  e seguir as orientações ligadas aos objetivos dos seu tratamento.

Lugar: local físico ou virtual onde a psicoterapia vai ocorrer

Horários: dias e horários acordados

Faltas e atrasos: devem ser informados sempre com antecedência

Honorários: valores e formas de pagamento

Ética: Ambos têm ética, o terapeuta deve realizar seu trabalho de modo ético e humano,  e cliente mostrar em sua conduta respeito e colaboração.

2. Bases teóricas, relalçao e espaço terapeutico

As bases teóricas da sua psicoterapia é o modelo Psicologia Analítica e Cognitivo Comportamental. Durante o processo de psicoterapia você será atendida (o) nesses modelos. Por meio desses métodos e técnicas  promoveremos o autoconhecimento e você fara parte de um processo de transformação. A relação terapêutica nesta modalidade é dinâmica lúdica e interativa, cliente e terapeuta trabalham juntos, sendo assim é importante sua participação ativa nas sessões. O local do atendimento poderá ser físico (clínica) ou virtual (Skype ou WhatsApp a afins), em situações emergenciais poderemos conversar por telefone ou por visita domiciliar.

3. Duração

O período de psicoterapia é determinado pela natureza da queixa, sua complexidade e necessidades pessoais do cliente. Vale ressaltar que as pessoas são únicas e a psique humana não se transforma com a facilidade e velocidade que muitos almejam portanto cada um tem o seu tempo. O ideal é que aos poucos você desenvolva habilidades, competências de enfrentamento e resiliência suficiente, para lidar com sua vida de forma saudável possivel.

Cada sessão dura 50 minutos. Em casos mais simples é recomendado uma sessão por semana, em casos mais graves pode ser necessario mais de uma terapia por semana e isso sera falado com o psicologo. O processo psicoterapico pode ser de curto, medio e longo prazo dependendo da questão proposta. 

Sessões em grupos, acões de projetos sociais, e magna sessão podem ocorrer de 50 minutos a 90 e isso será combinado previamente. Nessas circunstancias, se seguirão as mesmas diretrizes deste contrato, mas com suas próprias especificidades. Os valores destas sessões, será acordado diretamente com o cliente.

4. Confidencialidade e sigilo

Você é encorajado (a) a discutir questões e experiências pessoais livremente, sem medo ou vergonha de ser julgado (a), ou ter suas confidencias traídas. As informações compartilhadas nas sessões são mantidas em estrita confidencialidade e sigilo, não serão reveladas sem o seu consentimento prévio escrito. Todavia, o Código de Ética da Psicologia, não garante confidencialidade e sigilo em situações onde sua vida ou de alguém próximo a você esteja em risco, ou ainda situações em que crianças, adolescentes e idosos sejam expostos, por exemplo, a abuso sexual ou físico, ou negligência.

5. Supervisão Clinica

É de praxe na profissão do psicólogo, contar com supervisão dos casos atendidos, ou seja, discutir casos com um terapeuta mais experiente e confiável para assim garantir maior eficácia/efetividade nas ações, no entanto os dados pessoais do cliente serão omitidos ou muitas vezes nem citados.

6. Honorários

O valor de cada sessão poderá ser pago no início ou final de cada sessão diretamente em nosso atendimento, em dinheiro, pix, cartão ou mercado pago. Para o caso de pacotes mensais, os critérios de pagamento serão os mesmos, a não ser que haja um novo acordo entre as partes. Quando necessário reajustes dos valores das sessões, são realizados, e a base é a tabela nacional do Conselho Federal de Psicologia. 

Em todas as nossas páginas de serviços consta a opção de pagamentos direto com a clinica, convenios ou participação em projetos sociais. Qualquer duvida entre em contato conosco. 

Ao realizar depósito bancário, você deverá me informar que o deposito foi realizado, por gentileza entregar ou enviar por e-mail ou whatssap o comprovante de pagamento.

Fique à vontade para lembrar de emitir seus recibos de pagamentos ou até mesmo encaminhamento psicológico para que você receba reembolso das suas sessões pelo seu convênio ou empresa.

Se houver dificuldades financeiras, não é necessário encerrar prontamente seu processo terapêutico, podemos conversar com calma e resolver juntos (as) a questão.

7. Horários, Faltas e Remarcações

Os horários das sessões já acordados deverão ser respeitados entre o psicologo e paciente. Mesmo que suas faltas sejam justificadas, os valores das sessões serão cobrados normalmente. No entanto se eu faltar, você não será cobrado (a) das sessões, caso eu não possa fazer a reposição desta. É importante que as faltas ocorram apenas por assuntos relacionados a sáude, urgentes ou graves. Nossas férias e viagens, não devem comprometer o processo psicoterapêutico, se possível às sessões deverão ser antecipadas, ou outras formas de apoio deverão ser planejados.

8. Desconforto com a Psicoterapia

Você é livre para expressar seu real interesse e acreditação no processo psicoterapêutico e na profissional que lhe atende. Poderá também expor dúvidas, anseios e desconforto que venha surgir durante seu tratamento.

    9. Medicamentos

    Nas consultas realizadas por psicólogos NÂO SÃO RECEITADOS MEDICAMENTOS este procedimento é praticado pelos profissionais da medicina: MÉDICO E PSIQUIATRA. O máximo que ocorrerá é em uma avaliação psicológica um pedido formal do psicologo para o médico para uma espaço importante na suspenção de determinadas medicações para avaliação psicológica o que é de praxe e isso será acordado e com o médico. 

    10. Religião

    A religiosidade e a espiritualidade fazem parte da expressão humana, tão importante como qualquer outro objeto de estudo da Psicologia, pois são aspectos constituintes da subjetividade humana, e a Psicologia como ciência da subjetividade e do comportamento humano não deve negá-la e nem a ignorá-la, mas sim compreender. Também não é papel da Psicologia apoiar ou negar o que dizem as religiões sobre a existência de uma realidade sobrenatural. Já o (a) psicólogo (a) não deverá de MODO PREJUDICIAL E ANTIÉTICO “MISTURAR” PSICOLOGIA COM RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE. SENDO DEVER DO PSICOLÓGO (A) RESPEITAR E BUSCAR COMPREENDER TODAS AS PESSOAS QUE LHE PROCURA INDEPENTENDE DA SUA RELIGIÃO, OFERECENDO ACOLHIMENTO, ESPERANÇA E POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO PARA OS PROBLEMAS APRESENTADOS.

    11. Desistência da Psicoterapia

    Você tem total liberdade para desistir do processo psicoterapêutico a qualquer momento, ficando livre para buscar outros profissionais se assim o quiser, pede-se apenas que este encerramento seja feito com pelo menos alguns dias de antecedência da data da desistência, para que eu possa fazer a devolutiva de encerramento e devidos encaminhamentos do seu caso.

    12. Responsabilidades

    Não será permitido qualquer tipo de agressão ou violência (física ou verbal) ou qualquer comportamento que coloque em risco este tratamento e o meu profissionalismo, ambos devemos com seriedade, respeito e ética trabalhar juntos neste processo. E conversar, sempre, sobre quaisquer situações que surgir e que venha colocar em risco ou gerar prejuízos no processo terapêutico.

    error: Content is protected !!
    Abrir bate-papo
    1
    Escanear o código
    Olá Tudo bem ?
    Me chamo Bianca. Caso tenha alguma duvida estou aqui para auxiliar.